Fabricantes adotam padrão para áudio de alta resolução

Várias entidades que representam setores ligados à indústria de entretenimento assinaram na semana passada um termo de adesão conjunta à produção de aparelhos e conteúdos de áudio de alta resolução. A partir de agora, todos os produtos a serem lançados serão classificados em quatro categorias, de acordo com o padrão de áudio utilizado.
O documento define áudio de alta resolução (HRA, ou High-Resolution Audio) como "áudio sem perda (lossless) capaz de reproduzir a gama completa de frequências contidas em gravações masterizadas a partir de fontes com qualidade superior à do CD". Com esse princípio, tanto gravadoras de música quanto produtoras de filmes e shows, além dos fabricantes de players e gravadores, se comprometem a melhorar a qualidade de seus produtos, que agora serão certificados.
Todos os discos, equipamentos e arquivos digitais com o logotipo HRA serão obrigatoriamente identificados em uma das quatro categorias criadas sob o código MQR (Master Quality Recording). Cada uma delas indicará o tipo de equipamento usado na gravação original, de acordo com a vontade do artista ou produtor, incluindo taxa de amostragem (em kHz) e quantidade de bits. "Teremos uma linguagem comum para identificar os produtos", explica o vice-presidente da Sony Music, Darren Stupak. "Com isso, ficará mais fácil para o consumidor escolher as melhores gravações, o que também será benéfico para os artistas e a indústria como um todo."
Assinaram o acordo inicial três das maiores gravadoras do mundo: Sony, Universal e Warner, além da CEA (Consumer Electronics Association), que representa os fabricantes; The Recording Academy, entidade responsável pelo prêmio Grammy e que consegrega gravadoras, produtoras e artistas; e DEG (Digital Entertainment Group), consórcio de empresas de áudio e vídeo digital.

Fonte: CE Pro

Comentários