Lançado recentemente em cinemas que estão exibindo grandes produções do verão americano, o novo sistema de processamento Dolby Atmos está prestes a fazer sua estreia também em equipamentos domésticos. As japonesas Onkyo, Integra e Pioneer foram as primeiras a anunciar que estão incluindo esse decoder em suas novas linhas de receivers, que chegam ao mercado internacional a partir de setembro.
"O processamento Dolby Atmos transforma o áudio numa experiência multidimensional", diz Kevin Miyagi, gerente-geral da Onkyo. "Alguns dos principais cineastas já o estão usando em suas produções, visando transportar a plateia para o centro da ação". A empresa está incluindo o sistema Atmos em seus modelos TX-NR1030 (9.2 canais) e NR3030 (11.2 canais), além do controlador PR-SC5530, todos certificados pela THX. Receivers anteriores - como NR636, 737 e 838 - receberão atualizações de firmware que poderão ser baixadas pela internet. Integra e Pioneer ainda não confirmaram quais de seus modelos utilizarão o Atmos.
Basicamente, o novo processamento da Dolby dá aos produtores a possibilidade de espalhar os sons do filme por toda a sala, inclusive acima da cabeça dos ouvintes. Na mixagem original, determinados sons são posicionados em espaços determinados do ambiente. Nos cinemas, caixas acústicas são instaladas no alto, permitindo que os efeitos sonoros "viajem" sobre a plateia. Em casa, o usuário tem a opção de instalar caixas no teto para obter a mesma sensação. "Já sabemos de fabricantes que estão desenvolvendo caixas com o processador Atmos embutido", diz Brett Crockett, diretor de pesquisas da Dolby.
A empresa anunciou ainda que já tem acordo com algumas distribuidoras para o lançamento de filmes em Blu-ray, ainda este ano, codificados com Dolby Atmos. Clique aqui para ver um vídeo de demonstração.
Fonte: Twice
Comentários
Postar um comentário