A CEA (Consumer Electronics Association), através de seu Comitê de Vídeo, anunciou novas normas para os fabricantes de TVs, monitores e projetores com resolução Ultra-HD (4K). O regulamento atualiza e detalha as regras divulgadas em outubro de 2012, quando os primeiros aparelhos começaram a chegar ao mercado internacional.
O documento intitulado Ultra High-Definition Display Characteristics V2 não é de cumprimento obrigatório, mas define diretrizes que foram consenso entre os membros do comitê, formado por técnicos dos principais fabricantes. "São atributos que irão garantir aos consumidores o melhor desempenho de seus aparelhos", comentou o presidente da CEA, Gary Shapiro. A entidade representa mais de 3 mil empresas do setor.
Pelas novas normas, um TV, monitor ou projetor só poderá ser identificado e comercializado como "Ultra-HD" se apresentar uma série de características, além da já conhecida resolução de 3.840 linhas horizontais por 2.160 linhas verticais, sendo cada linha formada por pixels ativos, num total de 8.294.400 pixels. Entre essas características, as mais importantes são:
* Formato de tela 16:9 (ou mais largo)
* Capacidade de upscaling de sinais HD para UHD
* Pelo menos uma entrada HDMI compatível 3.840x2.160 pixels, com taxa de quadros (frame rate) de 24, 30 ou 60P;
* Pelo menos uma entrada HDMI compatível 3.840x2.160 pixels, com código de proteção anticópia HDCP versão 2.2, ou equivalente;
* Profundidade de cores mínima de 8-bit
A CEA informou também que está trabalhando junto com seus associados na criação de um logotipo específico para aparelhos 4K, a ser utilizado por todos os fabricantes.
FONTE: CEA
Comentários
Postar um comentário