Pesquisa mostra os países mais preparados para 4K

Uma inédita pesquisa da empresa americana Akamai, divulgada na semana passada, mostra que são poucos os países, mesmo entre os mais desenvolvidos, que já dispõem de estrutura para adotar o padrão UHD (4K) de vídeo e televisão. Em seu tradicional estudo State of The Internet Report, os pesquisadores concluíram, por exemplo, que somente 17% das empresas dos EUA estão preparadas para trabalhar com esse tipo de sinal.
Coreia do Sul (com 60%), Japão (32%), Hong Kong (26%) e Suíça (23%) foram apontados como os países onde a tecnologia 4K tende a ser implantada mais rapidamente. China e Índia, os dois maiores em termos de população, ocupam os últimos lugares nesse ranking. O estudo se baseou principalmente na capacidade da rede de banda larga em cada país, considerando que o tráfego de sinal 4K exige velocidades entre 10 e 20 Megabits por segundo. Não foram levados em conta fatores regulatórios, nem a disponibilidade atual de aparelhos e conteúdos em Ultra-HD.
Segundo as medições da Akamai, a média global de conexões acima de 14Mbps era de 11% no primeiro trimestre deste ano, quando foi realizado o levantamento. Como era de se esperar, os países que já possuem infraestrutura robusta de banda larga são os que obtiveram melhor colocação no quesito "4K-readiness" - na Coreia do Sul, por exemplo, a porcentagem de pessoas com rede superior a 10MBps é de 77%. A lista completa conta com 47 países (o Brasil ficou fora).

FONTE: Akamai - Revista Home Theater

Comentários