Uma inédita pesquisa da empresa americana Akamai, divulgada na semana passada, mostra que são poucos os países, mesmo entre os mais desenvolvidos, que já dispõem de estrutura para adotar o padrão UHD (4K) de vídeo e televisão. Em seu tradicional estudo State of The Internet Report, os pesquisadores concluíram, por exemplo, que somente 17% das empresas dos EUA estão preparadas para trabalhar com esse tipo de sinal.
Coreia do Sul (com 60%), Japão (32%), Hong Kong (26%) e Suíça (23%) foram apontados como os países onde a tecnologia 4K tende a ser implantada mais rapidamente. China e Índia, os dois maiores em termos de população, ocupam os últimos lugares nesse ranking. O estudo se baseou principalmente na capacidade da rede de banda larga em cada país, considerando que o tráfego de sinal 4K exige velocidades entre 10 e 20 Megabits por segundo. Não foram levados em conta fatores regulatórios, nem a disponibilidade atual de aparelhos e conteúdos em Ultra-HD.
Segundo as medições da Akamai, a média global de conexões acima de 14Mbps era de 11% no primeiro trimestre deste ano, quando foi realizado o levantamento. Como era de se esperar, os países que já possuem infraestrutura robusta de banda larga são os que obtiveram melhor colocação no quesito "4K-readiness" - na Coreia do Sul, por exemplo, a porcentagem de pessoas com rede superior a 10MBps é de 77%. A lista completa conta com 47 países (o Brasil ficou fora).
FONTE: Akamai - Revista Home Theater
Comentários
Postar um comentário