A LG reuniu um grupo de jornalistas nesta quinta-feira, em São Paulo, para apresentar seus novos TVs com painel IPS (In-Plane Switching), que já estão à venda. São modelos de 79 polegadas, com tela plana, e de 65", este com tela curva. Ambos são compatíveis com imagens 3D e resolução 4K, além de utilizarem o sistema operacional Web OS.
Segundo a empresa, os paineis IPS são muito mais eficientes que os convencionais, especialmente no ângulo de visão lateral. "Num TV comum, quando se olha a tela de lado a imagem tende a ficar lavada; num IPS, não há mudança alguma", explicou Rogerio Molina, gerente de produto da LG, mostrando um dos novos modelos ao lado de um com painel convencional. "Outra vantagem é que os paineis IPS não apresentam vazamento de luz do backlight quando a tela está escura, um problema comum nos outros tipos de TVs", acrescentou o executivo, que citou também o tempo de resposta (5 milisegundos) com mais um benefício dessa tecnologia.
O objetivo do encontro foi mostrar aos jornalistas os benefícios desses paineis, que são agora um dos focos da LG na demonstração de seus TVs nas lojas. A empresa acredita que pode ser um bom diferencial nas vendas, desde que o consumidor perceba a imagem de melhor qualidade. Atualmente, a maioria dos fabricantes utiliza o painel chamado VA (Vertical Alignment), em que os pixels que formam a imagem se movem em campos elétricos dispostos na vertical, e não homogêneos; nos IPS, o alinhamento é horizontal e plano, o que torna a imagem mais nítida e menos sujeita a borrões (o chamado efeitoblur) nas cenas em movimento. Além da LG, o único fabricante que utiliza paineis IPS no Brasil é a Panasonic.
Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital
Comentários
Postar um comentário