Emissoras terão "contagem regressiva" para TV Digital

Um ano antes do fim das transmissões analógicas, as emissoras brasileiras terão que colocar na tela avisos sobre a "contagem regressiva" para implantação do sinal digital. A regra foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União e faz parte dos procedimentos determinados pelo Ministério das Comunicações a respeito do chamado switch-off.
O Ministério quer que as emissoras utilizem uma tarja preta na parte inferior da tela, com a informação de que o canal analógico será desligado e em qual novo canal a programação no formato digital estará disponível, se for o caso. Os avisos deverão ser inseridos nos programas, e não nos intervalos comerciais. Nos primeiros dois meses de mensagens, serão três avisos por dia; do 9º ao 7º mês de antecedência, seis inserções; do 6º ao 4º mês, nove; no 3o, doze inserções; e, nos dois últimos meses antes do desligamento, serão 15 inserções diárias e, além disso, a contagem de tempo terá de ficar o tempo todo na tela.
O cronograma do governo prevê que o desligamento dos transmissores analógicos comece ainda em 2015, com um ‘piloto’ na cidade goiana de Rio Verde. Em 2016, o switch-off será feito em Brasília (no dia 3 de abril), São Paulo (15 de maio), Belo Horizonte (26 de junho), Goiânia (28 de agosto) e Rio de Janeiro (27 de novembro). Pela ordem, as próximas capitais a encerrarem as transmissões analógicas serão Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Recife. O switch-off chega ao resto do país em 2018, com previsão de encerramento em 25/11.
Para saber mais sobre esse assunto, acesse o hot site Guia da TV Digital.
FONTE: Convergência Digital

Comentários