Para encerrar de vez as dúvidas do público em relação a como seria uma tela com 5K "puro", a Dell acaba de lançar no Brasil o monitor Ultrasharp 27 (R$ 7.874), que foi apresentado pela empresa durante a CES 2015. O modelo tem tela IPS LED-LCD de 27" e 5120x2880p de resolução, no formato widescreen convencional (16:9). Esta é a primeira vez em que ocorre o aumento proporcional entre a quantidade de pixels verticais e horizontais em uma tela disponível no mercado.
Com tecnologia PremierColor, o monitor é preparado para, além de apresentar imagens incrivelmente nítidas, demonstrar cores altamente precisas. De acordo com a Dell, a tecnologia empregada permite a reprodução de 99% da paleta de cores do padrão AdobeRGB (utilizado em edições de vídeos profissionais) e 100% da sRGB, a mais utilizada em fotos e vídeos digitais.
A empresa decidiu investir também em áudio, e por conta disso, alto-falantes Harman Kardon, com 16W de potência, equipam o modelo. Em conexões, este apresenta entrada HDMI 2.0, seis portas USB e uma entrada para cartão de memória.
Explicando o mito do 5K em TVs à venda
Explicando o mito do 5K em TVs à venda
Pouco após o surgimento da resolução 4K no mercado, algumas fabricantes de TVs aproveitaram o momento de maior atenção às maiores resoluções para lançar alguns modelos Ultra Widescreen (formato 21:9), os quais chamaram de "os primeiros 5K do mercado".
Embora não seja uma "mentira", o que acontece é que, pelo formato expandido em largura para entregar telas de 21:9, estes modelos vinham apenas com mais pixels na horizontal, enquanto na vertical os valores eram mantidos os mesmos. Assim, surgiram as telas com resolução 5120x2160p, parte 5K (5120p na horizontal) e parte UHD (2160p na vertical).
Fontes: Revista HOME THEATER & CASA DIGITAL / TechTudo
Comentários
Postar um comentário