Caixas high-end têm câmara interna para cada falante

Conhecida pelo cuidado na construção e neutralidade de timbre de suas caixas acústicas, a canadense PSB acaba de renovar a linha high-end Imagine (veja teste completo dessa série), agora denominada “Imagine X”. São dois modelos do tipo torre (X2T e X1T), uma bookshelf (XB) e uma central (XC) com gabinetes internamente desenhados em câmaras individuais para cada driver, eliminando ondas estacionárias.
“Gabinetes mais finos e rígidos impedem os efeitos da difração, que criam reflexos acústicos precoces e colorem o som de vozes e de instrumentos”, explica Marcos Passeggio, coordenador comercial da distribuidora Chiave. Ainda segundo o fabricante, um novo projeto de falantes feito em polipropileno com fibra de carbono injetada contribui para reduzir reflexão de ondas no piso, melhorando o desempenho em baixas frequências.
“O resultado geral permite que se tenham graves mais extensos, e com muito menos distorções, mesmo em alto volume”, diz Passeggio. Com 103cm de altura, a X2T se destaca por ser uma torre de três vias, capaz de comandar dois woofers de 6,5”, um midrange de 5,25” e um tweeter domo em titânio de 1”. O objetivo é responder às frequências de 30Hz a 23kHz (+/-3dB) a partir de uma amplificação recomendada de 200W.
Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL / PSB Speakers

Comentários