A Samsung negou nesta terça-feira, 10, as acusações de espionagem de usuários de smart TVs da marca, após a polêmica gerada em função da empresa alertar os consumidores a não falarem sobre temas delicados em frente aos televisores. A sul-coreana afirma em um comunicado que “aplica as medidas e práticas de segurança padrões da indústria para proteger a informação pessoal dos clientes e evitar sua coleta ou uso não autorizado”.
A polêmica surgiu após ser divulgado nesta segunda-feira no site oficial da Samsung conteúdo sobre a política de privacidade para usuários de televisores inteligentes, na qual a empresa faz uma incomum advertência aos clientes. “Por favor, leve em conta que se suas palavras faladas incluem informação pessoal ou confidencial, esta fará parte dos dados capturados e transmitidos a um terceiro através do uso da função de reconhecimento de voz”, diz texto.
Este parágrafo provocou uma considerável polêmica em diversos sites de tecnologia e a Samsung foi acusada de espionar as conversas privadas de seus clientes através de seus televisores. Em sua defesa, a sul-coreana explicou o funcionamento do sistema de reconhecimento de voz, que envia as palavras faladas para a base de dados externa de um serviço de terceiros que seleciona e fornece ao usuário os conteúdos aos quais deseja acessar.
Assegurou ainda não guardar as gravações dos clientes, além de ressaltar que o reconhecimento de voz pode ser ativado e desativado de forma opcional e, quando está ativado, aparece um ícone fácil de visualizar na tela. O “terceiro” mencionado na política de privacidade se refere à empresa americana Nuance, especializada em reconhecimento de voz e que, segundo a Samsung, também não guarda as conversas dos usuários em frente à tela.
Fonte: Estadão / EFE
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