Pioneira nos padrões de processamento de áudio, a Dolby Labs anunciou esta semana que está desenvolvendo o AC-4, um novo software de compressão de sinal para dispositivos portáteis. Segundo a empresa, a ideia é ampliar em 50% a eficiência da compressão, permitindo que até mesmo usuários de smartphones, tablets e TVs portáteis ouçam som de nível high-end.
O padrão Dolby AC-4 já nasce com características multiplataforma. Técnicos da empresa afirmam que os produtores de conteúdo poderão codificar filmes e vídeos de tal maneira que a qualidade de mantenha mesmo quando a conexão é compartilhada com vídeo de altíssima definição. Esse aperfeiçoamento inclui as produções de cinema e de vídeo em Ultra HD, que exigem maior largura de banda para passagem do sinal.
“A compressão será totalmente adaptável às redes que trafegam sinal 4K”, promete Giles Baker, vice-presidente da Dolby. “Poderemos transmitir áudio via redes móveis e também redes híbridas, que misturam sinal de broadcast com internet, que todos consideram o futuro da distribuição em áudio/vídeo.”
Outra vantagem do AC-4, segundo Baker, será a compatibilidade com todos os aparelhos usados atualmente: arquivos gravados em outros formatos poderão ser ouvidos normalmente, com sua qualidade original. Durante o evento IBC, realizado na semana passada na Holanda, a Dolby anunciou oficialmente as três primeiras marcas que concordaram em adotar o padrão: Philips/TPV, Sony e Vizio.
FONTE: Business Wire - Revista Home Theater
Comentários
Postar um comentário