Consórcio de empresas cria nova versão de displays OLED

Um grupo de fabricantes e investidores asiáticos anunciou na última sexta-feira, no Japão, um investimento conjunto na tecnologia TADF (Thermally Activated Delayed Fluorescence), anunciada como “nova geração” da OLED. O consórcio inclui gigantes como as coreanas Samsung e LG, além das japonesas Kyulux e Japan Display, com apoio do governo japonês. O fundo de investimentos Samsung Venture confirmou que está colocando US$ 13,5 milhões no negócio.
A patente original da tecnologia TADF pertence à Universidade de Kyushu. O prof. Chihaya Adachi, fundador da instituição, anunciou que a ideia é melhorar o desempenho dos displays orgânicos e também dos dispositivos luminosos baseados em OLED. “Conseguimos alta eficiência na emissão de tons azuis, que é um problema nos displays OLED atuais”, comentou Adachi. 
Segundo ele, esses painéis são caros porque, entre outras coisas, utilizam grande quantidade de irídio, material raro na natureza e que não é utilizado nos painéis TADF. “Sem necessidade desse material, teremos dispositivos mais eficientes ecologicamente e também mais baratos”, garantiu o pesquisador.
Executivos das empresas envolvidas participaram do lançamento oficial, em Tóquio, informando que caberá à Universidade centralizar o desenvolvimento, que ainda não tem data para lançamento comercial. Mas o grupo citou a expectativa de demanda crescente por displays OLED de custo mais baixo. A Apple, por exemplo, planeja utilizá-los na produção do iPhone a partir de 2018.

Fonte: Digital Signage Today

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