No caso do painel IPS, utilizado pela LG e alguns modelos da Panasonic e Sony, o ângulo de visão é, sem dúvida, uma grande vantagem, principalmente para quem tem uma sala com sofás ou poltronas nas laterais da sala. Com o IPS as variações de cores e de brilho se alteram pouco em ângulos extremos. Além disso, é o tipo de painel preferido por quem assiste TV durante o dia, pois os reflexos costumam ser mais sutis, o que evita prejuízos consideráveis às cores.
Já o painel VA tem como grande mérito o contraste. Dependendo do aparelho, é possível ter um nível de preto bastante profundo, por isso é o preferido por quem assiste a filmes à noite, ou no escuro. Por outro lado, perde em saturação na medida em que nos posicionamos lateralmente à tela.
Portanto, se você assiste séries e filmes à noite e de frente para a TV, um modelo com painel VA tem mais chances de agradá-lo; mas se for de dia, em ambientes claros, e a partir de qualquer posição, o IPS pode ser a melhor alternativa.
E se você quiser saber (em detalhes) como melhorar a qualidade de imagem para assistir durante o dia e a noite, solicite agora mesmo a edição #242 de HT&CD; ou baixe o app e adquira a versão digital da revista, para a ver a matéria completa em seu tablet ou smartphone.
Fonte: Revista Home Theater
Comentários
Postar um comentário